“Saúde para TODOS” foi o mote do Dia Mundial da Saúde

9 Abril, 2018

“Saúde para TODOS” foi o mote de partida da OMS para a comemoração do Dia Mundial da Saúde.

A Secretaria Geral da Saúde organizou na Fundação Calouste Gulbenkian um evento sobre o SNS que pretende efetuar uma Cobertura Total de Saúde.

Para abertura a Diretora Geral da Saúde, a Drª. Maria da Graça Freitas, mostrou um “Retrato da Saúde” em Portugal, que atravessa atualmente uma profunda mudança do seu perfil demográfico e epidemiológico à semelhança do que acontece com os países mais desenvolvidos, remarcando que vivemos mais mas com menos qualidade, pelo que há ainda muito a fazer neste campo.

Fotografia 1: Drª. Maria da Graça Freitas.

O Dr. Jorge Sampaio falou sobre o histórico da evolução do SNS, e fez questão de prestar uma homenagem aos profissionais da saúde pelo seu papel fundamental no SNS, que trabalham quase sempre em condições extremamente exigentes, procurando responder sempre aos padrões de qualidade profissional e com dedicação pessoal. Sem eles não há cobertura universal em saúde.

Fotografia 2: Dr. Jorge Sampaio.

O Dr. Queirós e Melo remarcou esta evolução dos cuidados de saúde, que quando ele começou a exercer medicina, a tónica dos mesmos estava centrada sobre os médicos, verifica que neste momento está nos gestores e não tem dúvida que no futuro será sobre o cidadão. Para ele precisamos de avaliar urgentemente a qualidade dos cuidados de saúde, pois tem-se gasto muito dinheiro com a certificação de procedimentos, mas aquilo em que vale a pena investir é na avaliação dos resultados e na sua melhoria. Isto é avaliar se foram efetuados em tempo útil, de forma segura, adequada ao problema, e se este foi solucionado de uma forma estável.

Fotografia 3: Dr. Queirós e Melo.

Para encerrar o evento o Ministro da Saúde, o Dr. Adalberto Campos Fernandes, afirmou que “somos todos nós e cada um de nós na gestão individual deste percurso coletivo”, que participamos na gestão da saúde após mais de 40 anos passados sobre a sua construção, gerada pela Lei Arnaut em 1979. Foi dada abertura à sociedade civil a possibilidade de se envolver neste processo coletivo de empowerment individual. A saúde adquire-se com cuidados em tempo adequado e em qualidade. A saúde é portanto um problema de todos nós, e uma prioridade pública do Governo.

Fotografia 4: Ministro da Saúde, Dr. Adalberto Campos Fernandes e a Fisioterapeuta Elsa Silva do Conselho Diretivo Nacional da APFISIO.

O Conselho Diretivo Nacional da APFISIO

Entrar na Área Reservada
Acesso à Área Reservada

Por favor indique o seu número de Associado e o seu NIF.