Fisioterapeutas

Nesta secção estão disponíveis recursos apenas para fisioterapeutas que visam reduzir o risco de transmissão individual e de propagação do vírus na população:

  • Informação sobre a doença;
  • Estratégias que poderão ser adotadas no sentido de minimizar os efeitos decorrentes do período de isolamento social.

De acordo com a posição da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO) sobre a COVID-19 provocada pela infeção por coronavírus (SARS-CoV-2), sempre que possível recomenda-se a utilização de ferramentas que permitam a avaliação e a intervenção digital ou através do telefone.

Modelo de Decisão para Cuidados de Reabilitação Presenciais: modelo que pretende ajudar os profissionais de saúde a orientar o seu raciocínio e a decidir a melhor metodologia de cuidados de reabilitação a realizar aos utentes, exceto aqueles que apresentem COVID-19, [suspeita de] infeção com SARS-CoV-2, ou se encontrem em vigilância ativa.

Normas de Higiene e Segurança para Cuidados de Reabilitação Presenciais: documento que resulta da compilação das Normas e Orientações (incluíndo a Orientação 20/2020 sobre os Cuidados de Reabilitação e Cuidados Respiratórios Domiciliários e infográfico auxiliar da APFisio), publicados pelas Autoridades de Saúde competentes, até à data da sua publicação pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas.

FAQs orientadoras para os Fisioterapeutas: O Grupo de Interesse em Fisioterapia Cardiorrespiratória (GIFCR) preparou um conjunto de questões e respostas orientadoras para a prática dos fisioterapeutas.

Intervenção da Fisioterapia na COVID-19 em ambiente hospitalar:

Este documento descreve as recomendações para a intervenção da Fisioterapia na COVID-19 em ambiente hospitalar para casos agudos. Inclui recomendações para o planeamento e preparação do trabalho dos fisioterapeutas, uma ferramenta de triagem para determinar os requisitos para a Fisioterapia, recomendações para a seleção de tratamentos de Fisioterapia e equipamentos de proteção individual. Outro documento, elaborado no âmbito do contexto Holandês fornece recomendações semelhantes.

Fisioterapia Respiratória em Pessoas com COVID-19: Documento que tem como objetivo guiar a intervenção dos Fisioterapeutas envolvidos no tratamento de pessoas com COVID-19 nas diferentes fases da doença  (atualizado 4 de maio).

Recomendações da Associação Holandesa de Fisioterapeutas para a intervenção em utentes com COVID-19.

Informação COVID-19 para Fisioterapeutas: Este documento foi traduzido e adaptado para Português pelo GIFCR da APFISIO, a partir do documento produzido pelo Consejo General de Colegios de Fisioterapeutas de España, que autorizou a sua tradução, e com o apoio de material traduzido (pág. 10) pela Formaterapia.

Recomendações para a retoma de actividade das unidades de Reabilitação Respiratória durante a fase de mitigação de infeção Covid-19:

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia publicou um documento que pretende definir algumas linhas orientadoras para a retoma de atividade das unidades de Reabilitação Respiratória no contexto atual. O documento não escusa as unidades de seguir os seus planos de contingência internos mas é um excelente recurso.

Diretório de guidelines e recomendações internacionais dedicadas à gestão da COVID-19: A European Respiratory Society disponibiliza um repositório com uma série de guidelines e recomendações internacionais dedicadas à gestão da COVID-19.

Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para fisioterapeutas ao tratar pessoas com COVID-19:

A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas traduziu alguns materiais da campanha de advocacia da WCPT: EPIs para fisioterapeutas. Sabe que EPIs deve utilizar? Proteção contra gotículas ao tratar pessoas com COVID-19, Proteção contra a transmissão por via aérea ao tratar pessoas com COVID-19 e Recomendações para fisioterapeutas a trabalhar com pessoas com COVID-19.

Como Gerir a Dor Crónica (Em Quarentena)?

Uma proposta para os fisioterapeutas ajudarem os seus utentes a gerir a dor crónica em período de quarentena. Podem fazer o downlod do recurso em formato pdf e e em formato de apresentação PowerPoint.

Fisioterapia em utentes com lesão neurológica em tempos de pandemia: Veja aqui o infográfico do Grupo de Interesse em Fisioterapia Neurológica e consulte aqui o artigo publicado na revista FISIO nº30 sobre o assunto.

O fisioterapeuta pediátrico no contexto atual: situação epidemiológica COVID-19: Veja aqui a posição do Grupo de Interesse de Fisioterapia em Pediatria (GIFIP).

Fisioterapia Aquática:

Veja aqui o parecer do GIFA sobre a prática de Fisioterapia Aquática – Hidroterapia durante a fase de Desconfinamento.

Como poderá a Fisioterapia mitigar o impacto funcional do isolamento em casa de pessoas idosas?

O confinamento domiciliário é uma medida preventiva crítica para proteger as pessoas idosas da infeção pelo SARS-COV—2. Esta estratégia acarreta uma restrição das atividades diárias usuais, com consequente redução acentuada dos níveis de atividade física e aumento da adoção de comportamentos sedentárias.  Esta conjetura poderá conduzir a uma redução da mobilidade e capacidade funcional, com consequente risco acrescido de desenvolvimento de pré- fragilidade e fragilidade (particularmente em pessoas com idade ≥ 75 anos).

A Fisioterapia tem um importante contributo na mitigação do impacto funcional deste período, contribuindo para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas idosas em isolamento domiciliário (ou institucionalizadas).

Deixamos uma infografia que sumaria algumas das áreas-chave da intervenção da Fisioterapia no envelhecimento, para pessoas idosas saudáveis, neste período.  Estas são indicações gerais que não dispensam a avaliação e personalização do plano de intervenção por parte do fisioterapeuta assistente.

Fisioterapia e cuidados pós-COVID-19 a pessoas idosas
A Fisioterapia tem um papel fundamental na minimização, gestão e recuperação da incapacidade associada à hospitalização, que é frequente em pessoas com mais de 70 anos de idade. Veja como nesta infografia.

Calendário “Eu Consigo 2020”: Recurso gratuito que poderá ser bastante útil para quem trabalha com pessoas idosas, com bons níveis de autonomia funcional, e pretende que estes se mantenham ativos e saudáveis. Este foi amplamente difundido no Reino Unido, encontrando-se também disponível noutros países europeus. O Calendário ativo “Eu consigo 2020” funciona como uma agenda, onde a pessoa poderá registar os seus compromissos diários, contendo também mensagens motivacionais e sugestões de exercícios. O objetivo passa por motivar as pessoas idosas a adotarem gradualmente hábitos de movimento, na sua rotina diária. Contacto para dúvidas e/ou sugestões: calendarioativollt@gmail.com

Relembramos que não está autorizada a utilização do calendário para fins comerciais. A reprodução parcial, ou total, de qualquer conteúdo constante neste calendário, carece de autorização prévia dos autores.

Formações online sobre COVID-19:

A International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies, o Australian Government Department of Health, a London School of Hygiene & Tropical Medicine e a Physiopedia disponibilizam formações online para os interessados, bastando para isso um registo nas respetivas plataformas. A European Respiratory Society e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia disponibilizam também uma série de webinars sobre o tema.

Recursos na página da página da World Physiotherapy:

A World Physiotherapy compilou recursos que poderão ser interessantes para os fisioterapeutas que poderão consultar aqui.

Recursos na página da European Network of Physiotherapy in Higher Education (ENPHE):

A ENPHE disponibiliza vários recursos relacionados com a educação e com a prática em Fisioterapia que poderão ser consultados aqui.

Como utilizar um equipamento de proteção individual (EPI):

Poderá encontrar aqui uma apresentação da técnica correta a utilizar no manuseio (vestir e despir) de equipamento de proteção individual (EPI) elaborada em parceria com a Direção Geral da Saúde.

Intervenção à distância, tele-reabilitação, avaliação e intervenção digital: COVID-19

A necessidade de continuar a dar resposta aos utentes que necessitam de cuidados de Fisioterapia tem evidenciado a importância que esta forma de intervenção pode assumir na nossa profissão. O número de colegas que tem partilhado a sua experiência tem aumentado, o que mostra a capacidade dos fisioterapeutas de se adaptar a uma nova realidade.  No entanto, a urgência na implementação deste tipo de abordagens pode não ser boa conselheira. Antes da implementação deste tipo de abordagem, como de qualquer abordagem com que não estamos familiarizados, o ideal seria fazer um estudo aprofundado, procurando toda a informação disponível relevante e adquirir formação se necessário, não esquecendo as questões relativas à privacidade e consentimento do utente.

De acordo com a Chartered Society of Physiotherapy, a intervenção remota poderá ser apropriada para os fisioterapeutas que estão em isolamento social, para os utentes com sintomas ou com diagnóstico de COVID-19, para utentes em risco de infeção e para utentes preocupados com a prestação de cuidados presenciais. No entanto, este tipo de prestação de cuidados poderá não ser apropriado em utentes com necessidade de cuidados complexos, em utentes cuja informação clínica não está disponível, quando um exame físico detalhado é necessário ou quando a capacidade para fornecer o consentimento informado está limitada.

Nesse sentido, a Associação Canadiana de Fisioterapia recomenda que a decisão de oferecer este tipo de serviço seja informada e ponderada e propõe que os fisioterapeutas se questionem sobre os seguintes pontos (formato cartaz):

  1. A intervenção à distância é apropriada para este utente?
  2. Tenho o treino e competências necessárias para providenciar serviços de fisioterapia remotos aos meus utentes?
  3. Estou a fornecer serviços de fisioterapia remotos informados pela evidência?
  4. O utente tem a tecnologia necessária para este tipo de intervenção?
  5. O utente necessita de suporte técnico, ou no domicílio, para facilitar a sessão?
  6. Qual é o objetivo geral para a avaliação/intervenção remota? Educação? Avaliação? Tratamento?
  7. Que plataforma permitirá que ofereça a mesma qualidade do que a abordagem presencial?
  8. O contexto do utente proporciona um ambiente seguro, protegido e confidencial?
  9. O meu ambiente é apropriado para este modelo de intervenção (Internet de alta velocidade, configuração confidencial, consentimento e plataforma compatível com requisitos legais, etc.)?
  10. Estou a seguir todas as normativas das estruturas que regulam a intervenção?

Fontes: Canadian Physiotherapy Association e Chartered Society of Physiotherapy

Gestão de Pacientes com Dor Crónica Durante a Crise da COVID-19:

Consulte aqui algumas Recomendações Práticas para a introdução do Apoio à Distância na Gestão da Dor Crónica.

Medidas apresentadas no microsite Governamental ESTAMOS ON relativas ao Teletrabalho:

Nesta página podem encontrar várias soluções tecnológicas para Cidadãos, Empresas, Escolas e outras Organizações, que ajudarão a implementar rotinas de Teletrabalho neste período onde todo o contacto presencial deve ser reduzido ao indispensável. As medidas resultam de parcerias com algumas das principais empresas tecnológicas e operadores de telecomunicações, que se disponibilizaram para as oferecer durante este período e fazer a sua respetiva localização para Portugal.

Guia de autocuidado e bem-estar dos profissionais de saúde durante a pandemia:

A Ordem dos Psicólogos, com o apoio da DGS criou um documento de apoio aos profissionais de saúde durante a pandemia que pode ser descarregado aqui.

Orientações da DGS na Área da Alimentação:

Breve manual elaborado pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da DGS com Orientações na área da Alimentação.

Fisioterapia, COVID-19, e agora? Guia prático para Profissionais:

Um ebook gratuito, elaborado por um grupo de fisioterapeutas que refletiu sobre os aspetos essenciais que os fisioterapeutas devem considerar para trabalharem de forma segura no contexto atual de pandemia.

As Melhores Estratégias e o Plano Ideal para a sua clínica perante a COVID-19:

Dois ebooks gratuitos, preparados pela pela fisioterapeuta, e gestora, Ana Gonçalves e que abordam as melhores estratégias e o plano ideal para a abertura da sua clínica face ao contexto atual de pandemia.

Entrar na Área Reservada
Acesso à Área Reservada

Por favor indique o seu número de Associado e o seu NIF.