25 Novembro, 2018
Desta vez o Atlântico cumpriu a missão de ligar Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.
Num evento promovido pela APFISIO, fisioterapeutas de Portugal continental e daquelas quatro regiões insulares, juntaram-se para conhecer as suas realidades e para partilharem conhecimento.
O espaço NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia, situado na mais recente cidade portuguesa – Lagoa -, foi o local escolhido para acolher os mais de 80 inscritos e ainda convidados, preletores e patrocinadores, naquele que foi o primeiro congresso de Fisioterapia promovido pela APFISIO naquela região.
O 1º Congresso de Fisioterapia do Atlântico, decorreu nos dias 9, 10 e 11 de novembro e contou com um programa científico que incluiu workshops pré-congresso, cinco mesas temáticas e apresentação de pósteres.
Na Sessão de Abertura, o Exm.º Sr. Diretor Regional de Saúde, Enf. Tiago Lopes, que esteve em representação de Sua Excelência o Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores, apresentou uma visão aprofundada do desenvolvimento do Serviço Regional de Saúde dos Açores, e falou dos Recursos de Fisioterapia e da sua importância na melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. Por seu lado, a Dra. Cristina Calisto, Presidente da Câmara de Lagoa, sublinhou a importância de iniciativas como estas na valorização das comunidades e o papel do poder local no incentivo à concretização destes eventos.
O ambiente vivido durante este congresso levou a presidente da Associação de Fisioterapeutas de Cabo Verde, a Fta. Dalva Correia, a anunciar aos congressistas a intenção de propor um protocolo de cooperação com a APFISIO. Por seu lado, a Fta. Estefanía Plasencia, vice-presidente do Colégio de Fisioterapeutas das Ilhas Canárias, afirmou que pretende abraçar a proposta de realização do próximo Congresso.
Durante este Congresso foi ainda dado posse à equipa da Comissão Instaladora da Seção Regional da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, a APFISIO – Açores. A APFISIO assinou, ainda, um protocolo de cooperação com a Associação Atlântica de Apoio aos Doentes Machado – Joseph (AAADMJ).
No final dos três dias de trabalho, a Presidente do Congresso, a Fta. Conceição Gomes, sintetizou os principais resultados deste evento, enfatizando a oportunidade que ele criou para a formação de redes e união entre os colegas da profissão.
Este Congresso constituiu mais um momento de realização da estratégia do Conselho Diretivo Nacional (CDN) que visa aproximar e promover a comunicação entre os fisioterapeutas, levar e partilhar o conhecimento das Boas Práticas Profissionais e promover a Qualidade do Exercício.
O CDN destaca e presta justo reconhecimento à Comissão Organizadora e à Comissão Científica do Congresso, e agradece a todos quantos tornaram possível a realização do 1º Congresso de Fisioterapia do Atlântico.
Fotografia 1: A Comissão Organizadora do Congresso e representantes das estruturas profissionais.
Fotografia 2: O Exm.º Sr. Diretor Regional de Saúde, dirigindo-se aos congressistas.
Fotografia 3: A Mesa de Abertura. Da esquerda para a direita: Fta. Conceição Gomes, Presidente do Congresso; Dra. Cristina Calisto, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa; Enf. Tiago Lopes, Diretor Regional de Saúde; Ft. Emanuel Vital, Presidente do CDN da APFISIO; e Dr. Arnaldo Machado, Presidente do Conselho de Administração da Associação Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.
Fotografia 4: As regiões insulares que se juntaram neste Congresso do Atlântico. A partir do painel do congresso: Manuela Barbeito (Madeira), Francisco Medeiros (Açores), Dalva Correia (Cabo Verde), Emanuel Vital (Madeira), Conceição Gomes (Açores), Estefanía Plasencia (Canárias).
Fotografia 5: Os temas do 1º Congresso de Fisioterapia do Atlântico despertaram interesse e debate nos participantes.
Fotografia 6: Uma audiência interessada.
Fotografia 7: A Fta. Dalva Correia, Presidente da Associação de Fisioterapeutas de Cabo Verde, usando da palavra e entusiasmando a audiência.
Fotografia 8: O Ft. Tiago Oliveira, presidente da Comissão Organizadora do 11º Congresso Nacional de Fisioterapeutas, levantando um pouco o véu do que será o próximo congresso, a ter lugar na Figueira da Foz, em 2020 e que irá celebrar a profissão e os 60 anos da APFISIO.
Conselho Diretivo Nacional
Associação Portuguesa de Fisioterapeutas