APFISIO reuniu com Sindicato dos Fisioterapeutas Portugueses

11 Dezembro, 2017

No passado dia 27 de novembro os presidentes das Direções da APFISIO e do Sindicato dos Fisioterapeutas Portugueses (SFP) promoveram uma reunião de trabalho para tratar de assuntos da atualidade. A regulação da profissão, a carreira pública dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e a rubrica para a saúde da Lei do Orçamento do Estado para 2018 estiveram em discussão.

Foi reconhecido que a regulação da profissão constituirá um passo fundamental não apenas para o desenvolvimento da profissão, mas principalmente para garantir que o cidadão tenha acesso a cuidados de fisioterapia seguros e de qualidade.

Foram analisadas as questões da regulamentação das carreiras dos TSDT, do perfil funcional dos fisioterapeutas, do estatuto remuneratório, das regras de transição e da avaliação de desempenho. Foi considerada a perspetiva de estabelecimento de pareceria para apoio técnico e científico entre a APFISIO e o SFP no que respeita à definição do perfil funcional e competências profissionais dos fisioterapeutas.

Os dois dirigentes partilharam a preocupação que resultou da análise da Nota Explicativa do Ministério de Saúde sobre o OE de 2018, divulgada durante o mês de novembro, e pela qual não se prevê haver reforço de recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde na área da Fisioterapia, o que parece poder comprometer a estratégia defendida pelo Senhor Ministro da Saúde de melhoria da resolutividade da prestação de cuidados nesta área.

Associação Portuguesa de Fisioterapeutas.

Entrar na Área Reservada
Acesso à Área Reservada

Por favor indique o seu número de Associado e o seu NIF.