Desde 2016, a APFISIO tem vindo a trabalhar num projeto de grande alcance para a profissão. O projeto “Registo, logo existo!” pretende ser uma ferramenta para a profissão na área da documentação da atividade dos fisioterapeutas.
A implementação de plataformas de Registo Eletrónico para a Fisioterapia, começa, gradualmente a ser uma realidade no Serviço Nacional de Saúde e também em outras entidades que prestam cuidados de fisioterapia. A APFISIO acompanha estes passos desenvolvendo recursos que podem vir a ser incorporados ou adaptados para aqueles sistemas de registo.
O documento que agora a APFISIO disponibiliza, foi, em 8 de setembro de 2018, publicamente apresentado pela Fta. Tânia Santo, a co-Coordenadora-Geral do projeto “Registo, logo existo!”. Este trabalho representa a primeira fase do projeto, cobrindo, de modo exaustivo as intervenções em que a Fisioterapia apresenta efetividade nas condições musculoesqueléticas, cardiorrespiratórias, neurológicas, pediátricas e nos cuidados continuados.
A 2ª fase, que se espera estar concluída até ao final de 2018, fará a extensão deste registo para a intervenção da Fisioterapia em contexto hospitalar.
Acompanha ainda este documento, um Anexo que sintetiza a mais recente evidência científica nas áreas em que a Fisioterapia demonstra efetividade.
Pela sua natureza, este deverá ser um projeto em contínua atualização.
O Conselho Diretivo Nacional, neste momento, agradece o valioso contributo dos colegas que constituíram a equipa que desenvolveu este trabalho. A todos o nosso muito obrigado!
Confiamos ter dado um contributo para o desenvolvimento da profissão, confiamos que os fisioterapeutas encontrem neste trabalho uma ferramenta útil para a sua prática clínica.
Documentos:
“Registo, logo existo!”: Registo Clínico de Fisioterapia – APFISIO 2018
Anexo 1 – Tabela de Funcionalidade do SNS português
Registos de Fisioterapia na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados
O Conselho Diretivo Nacional da APFISIO