26 Maio, 2022
Decorreu nos dias 19 e 20 de março, em Praga, a Reunião Geral da Europe Region World Physiotherapy, um evento bienal onde as Organizações Membro são chamadas a discutir, rever, e aprovar o trabalho desenvolvido pela Organização e definir as prioridades para o próximo biénio.
A atividade da Região Europeia tem por base o trabalho do Comité Executivo, mas acima de tudo pelo trabalho dos seus Grupos de Trabalho Permanentes que são o Education Matters Working Group, Professional Practice Working Group e o Advocacy & EU Matters Working Group.
Durante a reunião foram aprovados diversos documentos relativos à atividade da Região Europeia e o seu plano estratégico, a importância da Fisioterapia em Oncologia, Educação em Fisioterapia, a visão europeia para o Desenvolvimento Profissional Contínuo, as Competências Mínimas Esperadas para um Fisioterapeuta Licenciado a nível europeu, Informações e Orientações sobre Big Data, Harmonização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dentro da profissão e as recomendações para os Grupos de Trabalho permanentes da Região.
No primeiro dia de reunião a Assembleia teve oportunidade de assistir ao testemunho do Presidente da Associação Ucraniana de Fisioterapeutas, Stepan Kobelyev, que deixou o seu testemunho sobre o drama da guerra, destacando a difícil situação dos colegas fisioterapeutas. O plenário manifestou o seu apoio, aplaudindo longamente a intervenção.
Foram também promovidos momentos de discussão sobre as experiências e lições aprendidas durante a pandemia, sobre como aumentar a conscientização sobre a investigação, sobre harmonização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Fisioterapia, sobre a importância de uma lei nacional/política separada para Fisioterapia e sobre Saúde Mental em Fisioterapia.
Decorreram ainda eleições para Chairman da Região Europeia, apenas com a atual Chairman (Esther-Mary D’Arcy) a apresentar-se como candidata e tendo sido eleita por unanimidade, e para um novo elemento da Direção, tendo sido eleita a finlandesa Katri-Maaria Partanen.