11 Janeiro, 2021
A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas tem recebido diversos contatos com pedidos de esclarecimento, por parte de fisioterapeutas do setor privado, social e trabalhadores independentes, mas também de diretores de unidades de saúde e coordenadores de serviços de IPSS, relativamente aos procedimentos a seguir para que os fisioterapeutas possam ter acesso à vacina.
Consideramos prioritária a vacinação de todos os fisioterapeutas, em todos os contextos de trabalho. Os cuidados de Fisioterapia correspondem à grande maioria dos cuidados de reabilitação prestados no nosso país, quase sempre em contexto de elevada proximidade, sendo que mais de 90% destes profissionais exercem a sua atividade no setor privado e/ou social. Consideramos não apenas que os fisioterapeutas a atuar fora do setor público devem ter o mesmo direito a ser vacinados, mas também que a vacinação destes profissionais deve ser encarada como prioritária atendendo às características de vulnerabilidade do seu público-alvo.
A análise do plano de vacinação e a utilização do simulador disponibilizado pelas entidades competentes sugere que todos os profissionais de saúde envolvidos nos cuidados a doentes são considerados prioritários.
Recorrendo ao simulador disponível no site da Direção-Geral da Saúde, selecionando as opções “Profissional de saúde envolvido na prestação de cuidados a doentes” e “Nenhuma” relativamente à situação que se adeque à condição atual e às doenças diagnosticadas, a resposta obtida é a seguinte e sugere o que refere:
“Face ao que nos indicou, aconselhamos que se informe sobre o processo de vacinação da COVID-19 junto da instituição onde trabalha. Uma vez que faz parte de um grupo prioritário o seu agendamento será feito junto dessa entidade.”
Nesse sentido, sugerimos a todos os fisioterapeutas que solicitem os devidos esclarecimentos junto da Instituição empregadora tal como recomendando pelo simulador.
No entanto, considerando que a informação disponível não é clara relativamente a qual a conduta que os fisioterapeutas do setor privado, que trabalham por conta de outrem ou por conta própria, e social devem seguir para ter acesso à vacina, solicitámos já esclarecimentos junto das entidades responsáveis, nomeadamente o Ministério da Saúde e a Direção-geral da Saúde, que partilharemos assim que a informação nos for facultada.
Para mais informação consulte o Portal sobre Vacinação COVID-19 – SNS.
Conselho Diretivo Nacional
Associação Portuguesa de Fisioterapeutas