APFISIO reuniu com a ACSS

10 Fevereiro, 2018

Na sede da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), decorreu a 6 de Fevereiro uma reunião entre o Dr. José Carlos Caiado, presidente daquela entidade e a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO), representada Emanuel Vital, Pedro Rebelo e Elsa Silva.

Foram abordados temas relacionados com: 1) a participação da APFISIO em Grupo de Trabalho coordenado por vogal do Conselho Diretivo da ACSS; 2) a qualidade da informação do portal “ACSS – Gestão dos Profissionais”; 3) a participação de fisioterapeutas na Comissão Técnica de Apreciação da ACSS; 4) o papel reconhecido à APFISIO por entidades estrangeiras no processo de reconhecimento de idoneidade para o exercício da profissão aos fisioterapeutas seus associados em processo de migração; 5) o compromisso com a qualidade que a APFISIO assume e que permitirá, a breve prazo, disponibilizar este tipo de serviços aos prestadores de cuidados de fisioterapia; 6) proposta de parceria para estudo de investigação.

Emanuel Vital argumentou que a política de Reabilitação tem de contar com a Fisioterapia e com a participação da APFISIO, visto que 80% dos profissionais da área são fisioterapeutas. Foi ainda referido que a ACSS pode dar passos importantes para tornar mais eficiente o investimento nos Cuidados de Reabilitação e nos Cuidados de Fisioterapia em particular, devendo considerar alargar acordos de prestação de serviços ao setor privado da Fisioterapia baseado em critérios de qualidade e eficiência, a exemplo do que já é feito por empresas privadas do setor.

Foi uma reunião produtiva, na qual se registou interesse e sensibilidade na discussão dos assuntos.

Foto 1. – os representantes da APFISIO e o Dr. José Carlos Caiado, presidente do CD da ACSS.

Entrar na Área Reservada
Acesso à Área Reservada

Por favor indique o seu número de Associado e o seu NIF.