APFISIO esteve presente na ESSA para reviver a história da Fisioterapia portuguesa

11 Junho, 2018

A convite do Curso de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA), a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO) esteve presente na conferência “Testemunhos sobre a História da Fisioterapia em Portugal”, inserida num ciclo de conferências Conversas em Movimento, organizado pelo Departamento de Fisioterapia daquela Escola. Esta iniciativa contou com uma audiência alargada de fisioterapeutas e outros profissionais, tendo-se tido a oportunidade de reviver a história da Fisioterapia em Portugal.

Emanuel Vital, Pedro Rebelo e Elsa Silva foram os elementos do Conselho Diretivo Nacional presentes nesse evento que decorreu nas instalações da ESSA no final da tarde do dia 30 de maio.

Uma Mesa moderada pelo Ft. António Lopes, apresentou, na primeira pessoa, e pelo testemunho dos Fts. João Vasconcelos Martins, Margarida Gouveia e Isabel Rasgado Rodrigues, um conjunto rico de dados históricos, levando os presentes a visitarem os caminhos da Fisioterapia portuguesa dos anos sessenta e setenta.

Houve, igualmente, a oportunidade de oferecer aos presentes, uma abordagem histórica estruturada e suportada em bases documentais da evolução das profissões de fisioterapeuta, de técnico de fisioterapia e de auxiliar de fisioterapia em Portugal.

A plateia também teve a oportunidade de partilhar a sua vivência histórica e vários fisioterapeutas enriqueceram o momento com os seus testemunhos.

Conhecer o passado para compreender o presente e desenhar o futuro é algo de importante e isso mesmo foi sublinhado na intervenção de Emanuel Vital.

No âmbito da APFISIO, testemunhos da história da Fisioterapia podem ser consultados em várias edições da revista FISIO, na rubrica “Fisios com história”.

Mais informação pode ser consultada em: http://www.essa.pt/portal/cem-1/

Fig. 1. – Dados sobre a evolução da formação das profissões da área da Fisioterapia. Desde 1966 os Fisioterapeutas dispunham de um nível de formação ao nível do praticado nos países mais desenvolvidos, com requisitos de entrada equiparados ao Ensino Superior.

Fig. 2 – Isabel Rasgado Rodrigues e João Vasconcelos Martins, protagonistas de uma história rica com a camisola da Fisioterapia.

Fig. 3. – Margarida Gouveia e António Lopes, conduzindo os participantes no caminho da história da Fisioterapia em Portugal.

Fig. 4 – Banner oficial do evento.

Entrar na Área Reservada
Acesso à Área Reservada

Por favor indique o seu número de Associado e o seu NIF.