14 Janeiro, 2021
De acordo com as medidas anunciadas na Renovação do Estado Emergência de 15 janeiro os serviços de Fisioterapia poderão manter a sua atividade.
Os procedimentos de segurança implementados pelos serviços de Fisioterapia, a garantia de acesso a equipamento de proteção individual, a experiência adquirida desde o início da pandemia e a informação existente permitem garantir a segurança das pessoas que recorrem aos fisioterapeutas.
Os cuidados de Fisioterapia são essenciais para as pessoas com COVID-19 ou que tenham tido COVID-19, mas também à população em geral no âmbito da prevenção ou do tratamento das mais variadas condições ao longo de todo o ciclo de vida. Importa ainda referir que as consequências negativas para as pessoas que recuperaram após infeção aguda por coronavírus se prolongam no tempo, são cada vez mais conhecidas, e muito beneficiam da intervenção dos fisioterapeutas.
A disponibilidade dos serviços de Fisioterapia permitirá minorar a pressão no SNS, reduzindo a procura desnecessária pelo contributo fundamental na gestão das condições de saúde.
As consequências da limitação no acesso aos cuidados de Fisioterapia para a funcionalidade e qualidade de vida da população são conhecidas e evitáveis mantendo o acesso da população aos cuidados de Fisioterapia.