Diligência da APFISIO – Resposta dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

22 Maio, 2019

O Conselho Diretivo Nacional (CDN) da APFISIO tomou conhecimento através dos seus associados que a versão mais recente da plataforma SClinico dos Cuidados de Saúde Primários desativou o acesso dos fisioterapeutas ao processo clínico dos seus utentes.

Sendo que a informação contida nos dados clínicos do utente suporta o processo do raciocínio clínico do diagnóstico em Fisioterapia e o adequado planeamento da intervenção em Fisioterapia, a perda de acesso àquela informação pode influenciar negativamente a qualidade dos cuidados prestados, aumentando a probabilidade de erro durante a prática profissional, para além de atrasar o processo de gestão do utente.

Nesse sentido, o CDN iniciou diligências com o intuito de perceber o problema e solicitar a reativação da funcionalidade enviando um email para os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) solicitando esclarecimentos sobre esta alteração, os seus fundamentos, mas, principalmente, a previsão para a reativação daquela funcionalidade.

A resposta do SPMS chegou dia 21/05/19 informando que os serviços estão a analisar a questão, adiantando que no dia 22/05/19 avançarão uma data para a reposição do acesso aos dados clínicos dos utentes. Pediram também desculpas pelo sucedido, referindo que a perda de acesso à informação clínica terá ocorrido por lapso.

O CDN continuará a monitorizar a situação e solicita aos colegas que trabalhem nos Cuidados de Saúde Primários que nos mantenham atualizados relativamente a esta questão. Se necessário, outras diligências serão acionadas no sentido de garantir a defesa da qualidade do serviço prestado aos utentes.

 

Lisboa, 21 de maio de 2019

 

Pedro Rebelo

Presidente do Conselho Diretivo Nacional

da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

Entrar na Área Reservada
Acesso à Área Reservada

Por favor indique o seu número de Associado e o seu NIF.