Independentemente do contexto de trabalho, ou mesmo como estudante de fisioterapia, há sempre formas de assinalar o Dia Mundial da Fisioterapia. Relembramos que a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO) criou um concurso para premiar a melhor iniciativa desenvolvida por fisioterapeutas com prática clínica em Portugal.
As ideias-chave da celebração andam à volta do reconhecimento do fisioterapeuta como profissional essencial no tratamento e gestão de pessoas afetadas pela COVID-19 Longa. A campanha está focada nas seguintes mensagens principais:
- 1 em cada 10 pessoas apresentará sintomas por um período de 12 semanas ou mais;
- Uma reabilitação segura e eficaz é parte fundamental da recuperação. A reabilitação para a COVID Longa deve ser adaptada à pessoa, dependendo dos seus sintomas, objetivos e preferências;
- A Organização Mundial da Saúde recomenda que a reabilitação da COVID Longa deve incluir a educação das pessoas sobre como retomar as atividades diárias de forma conservadora, a um ritmo apropriado que seja seguro e gerenciável para níveis de energia dentro dos limites dos sintomas atuais, e o esforço não deve ser levado ao ponto de fadiga ou exacerbação dos sintomas;
- Intervenções de reabilitação eficazes para apoiar a autogestão dos sintomas podem incluir progressão gradual do ritmo das atividades e monitorização da frequência cardíaca. Um/a fisioterapeuta pode ajuda-lo/a a gerir os seus níveis de atividade física para a COVID-19 com controlo do ritmo e monitorização da frequência cardíaca;
- A exacerbação dos sintomas pós-esforço (ESPE) é frequentemente desencadeada por atividade física e exercício. Um/a fisioterapeuta pode ajuda-lo/a gerir as suas atividades para minimizar a ESPE;
- Um/a fisioterapeuta pode ajuda-lo/a com exercícios respiratórios;
- Não deve ser usado um programa de exercício com aumentos graduais (tempo ou intensidade), particularmente quando há exacerbação dos sintomas pós-esforço.
Muitas vezes a vontade de participar está lá, mas não sabemos bem como. Pois bem, aqui ficam algumas ideias para a participação no Dia Mundial da Fisioterapia:
Eventos públicos
- Uma sessão gratuita de demonstração de exercícios em local público, ou online, mostrando, por exemplo, a diferença entre atividade moderada e vigorosa.
- Palestras e seminários em locais de trabalho, ou online, sugerindo exercícios para integrar na vida diária e fornecendo literatura aos empregadores.
- Palestras ou eventos em centros comunitários
- Workshops públicos sobre a temática e a importância da Fisioterapia
- Um stand de informações ambulante, visitando locais diferentes durante o dia, ou durante a semana.
- Um “desafio de saúde” para a população em geral, políticos ou celebridades – por exemplo (o céu é o limite), desafiando-os a darem um determinado número de passos durante o dia, ou durante a semana – tendo depois de utilizar as redes sociais para mostrar a prova do desafio superado.
- Uma corrida divertida.
- Aulas de exercício num parque da cidade
Eventos para pessoas de todas as idades
- Uma palestra em eventos comunitários, ou online, para destacar como a fisioterapia pode ajudar as pessoas a gerir os sintomas de COVID Longa, aumentar a sua atividade e a melhorar a sua qualidade de vida.
- Aulas, presenciais ou online, de exercícios respiratórios destinadas especialmente a pessoas de diferentes faixas etárias
- Atividades com cuidadores ou pessoas da comunidade que cuidam de pessoas afetadas com COVID-19 Longa para avaliar de que forma a Fisioterapia pode melhorar a recuperação das pessoas.
Em contexto clínico
- Um stand de informações ou exposição numa área da receção com informação sobre a atividade do fisioterapeuta.
- Imprimir e colocar os posters e infográficos da World Physiotherapy, traduzidos pela APFISIO, nas paredes e distribua os folhetos e os postais que encontra no referido site.
Extras
- Veja se há uma celebridade local que possa apoiar esta causa e participar nos seus eventos de forma a aumentar o interesse da comunicação social.
- Ofereça-se para ser convidado num programa de rádio local ou para responder a questões online.
- Tenha algo para dar às pessoas que possa contribuir para que se mantenham saudáveis e mostre o que os fisioterapeutas fazem para ajudar (ex. folhetos informativos).
- Nas redes sociais utilize #worldptdayportugal #worldptday #globalpt #COVID19 e #APFISIO para identificar as atividades do Dia Mundial da Fisioterapia.
Se pretende organizar uma atividade entre em contacto com a APFISIO (apfisio@apfisio.pt), teremos todo o gosto em colaborar e divulgar os vossos contributos para esta celebração mundial.
Sobre estas e outras ideias, e todos os materiais disponíveis, consultem o site da World Physio.
Inspire-se!
Veja a forma como os fisioterapeutas do mundo se organizaram e celebraram o Dia Mundial da Fisioterapia no passado.