2 Agosto, 2018
Por solicitação da APFISIO teve lugar no passado dia 18 de junho, nas instalações do Conselho Nacional de Saúde (CNS), uma reunião de trabalho com o seu presidente. A representar a APFISIO estiveram presentes Emanuel Vital e Elsa Silva.
O Dr. Jorge Simões apresentou aquela estrutura, o seu enquadramento legal, as disposições que modelam a sua composição e o trabalho já desenvolvido nos dois anos de existência.
Emanuel Vital apresentou os cumprimentos, falou da estrutura e da profissão que representa e identificou aspetos que entende que a APFISIO pode colaborar e dar um contributo para a missão daquele Órgão.
O valor social dos cuidados de Fisioterapia e o impacto que a funcionalidade tem na procura dos serviços de saúde foram abordados, sendo apresentados dados de relatórios de estruturas da Comissão Europeia. Foram ainda apresentados dados nacionais e internacionais que suportam uma melhor utilização dos serviços de Fisioterapia e as consequências que terão na melhoria da eficiência do Sistema de Saúde.
Foi chamada a atenção para a situação que se vive no Serviço Nacional de Saúde, deficitário em termos de recursos humanos de Fisioterapia, e das barreiras de acesso aos cuidados de Fisioterapia, os quais, na maioria das vezes requerem três consultas médicas antes de poderem ser acedidos.
Pelo volume e relevância destas problemáticas, foi referido o interesse e a disponibilidade que a APFISIO tem para contribuir para a análise e definição das políticas de saúde, sendo dado relevo ao fato da Fisioterapia representar a 3ª maior profissão prestadora de cuidados de saúde a nível nacional e internacional.
Foi dada ênfase à qualidade de formação em Fisioterapia e ao reconhecimento que os fisioterapeutas portugueses têm no estrangeiro.
O Dr. Jorge Simões mostrou-se interessado nos temas da regulação profissional e foram apresentados os diversos argumentos que suportam a necessidade inadiável da criação da Ordem dos Fisioterapeutas.
A informação sobre a realidade internacional foi particularmente bem acolhida pelo presidente do CNS, pela sensibilidade que tem para esta temática e pelo conhecimento que também tem produzido nesta área.
Emanuel Vital entregou o documento relativo à Tomada de Posição da APFISIO sobre “A Fisioterapia no contexto do Sistema Nacional de Saúde: o papel de charneira do Serviço Nacional de Saúde”.
A reunião teve uma duração aproximada de 60 minutos e foi concluída num ambiente de grande cordialidade.
Associação Portuguesa de Fisioterapeutas