Comunicado de imprensa – Fisioterapia: ajudando as pessoas a gerir a dor crónica

6 Setembro, 2019

A dor crónica e o papel dos fisioterapeutas é o tema do Dia Mundial da Fisioterapia no próximo dia 8 de Setembro de 2019. A fisioterapia pode desempenhar um papel fulcral ajudando as pessoas a gerir a sua dor crónica e a melhorar as suas vidas, desenvolvendo as competências que necessitam para gerir e assumir o controlo da sua condição de forma autónoma.

Os fisioterapeutas irão ajudá-lo a compreender como a dor geralmente funciona como um sistema de alarme integrado no nosso corpo mas que, com dor crónica, é muitas vezes acionado com demasiada facilidade.

As estratégias utilizadas pelos ­fisioterapeutas incluem a educação sobre a dor, estratégias de adaptação, resolução de problemas, exposição gradual ao exercício, higiene do sono e relaxamento. Manter a atividade ajuda as pessoas a gerir a dor crónica através da manutenção da flexibilidade e do movimento, da melhoria da saúde cardiovascular, do aumento e manutenção do tónus muscular, da melhoria do humor e bem-estar geral, do aumento da confiança na participação em diferentes atividades, e ajudando a controlar a dor, a assumir o controlo da sua vida e a reduzir o seu medo.

O Presidente da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, Pedro Rebelo, refere que “é cada vez mais evidente, e maior, o reconhecimento que a sociedade civil tem pelos fisioterapeutas e pela eficácia da intervenção da fisioterapia. Por isso, e neste dia comemorativo, é também tempo dos fisioterapeutas devolverem ao cidadão esse reconhecimento através das inúmeras iniciativas previstas e planeadas em todo o país.

O fisioterapeuta é um profissional de saúde detentor de um conhecimento aprofundado sobre o movimento humano e exercício em fisioterapia, sobre a função e a funcionalidade do indivíduo, adquirido ao longo da sua formação básica (licenciatura) e pós-básica (pós-graduações; mestrados e doutoramentos), suportada num raciocínio clínico próprio que desenvolve e assente na melhor evidência científica existente em fisioterapia.

De facto, o Fisioterapeuta é um profissional de primeiro contacto e autónomo no âmbito das suas competências em fisioterapia. É um expert em movimento e exercício clínico, capaz de referenciar e ser referenciado enquanto prestador único de cuidados de fisioterapia, que procura trabalhar em equipa multidisciplinar, contribuindo para melhoria da funcionalidade e qualidade de vida do cidadão.

Fale com um fisioterapeuta e descubra como ele pode ajudar na aprendizagem de técnicas de gestão autónoma da sua dor.”

Várias iniciativas desenvolvidas pelos fisioterapeutas Portugueses podem ser consultadas na página do Facebook do Dia Mundial da Fisioterapia.

P´lo Conselho Directivo Nacional da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

___________________________________________

Contacto: apfisio@apfisio.pt

Hashtag: #worldptdayportugal

Facebook: @worldptdayportugal

Website: http://www.apfisio.pt/dia-mundial-da-fisioterapia/

Entrar na Área Reservada
Acesso à Área Reservada

Por favor indique o seu número de Associado e o seu NIF.