15 Junho, 2020
Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO) alertou hoje que a falta destes profissionais nas unidades de cuidados intensivos atrasa a recuperação de doentes com covid-19 que apresentam capacidade funcional reduzida.
Em comunicado, a APFISIO insiste na importância de assegurar a presença de fisioterapeutas nestas unidades 24 horas por dia, “tal como já acontece na generalidade dos países desenvolvidos”.
“Não aceder a cuidados de Fisioterapia, integrados numa abordagem multiprofissional, desde o contexto de cuidados intensivos, internamento hospitalar ou domiciliário e, posteriormente, na comunidade, implicará uma recuperação muito mais lenta, sobretudo nos casos de multimorbilidade, onde as limitações funcionais consequentes poderão ser graves e permanentes”, afirma Adérito Seixas, presidente da APFISIO, citado no comunicado.
O comunicado foi noticiado por várias fontes de informação, como a RTP notícias, a Agência Lusa, TVI24, entre outros, tendo sido noticiado ainda na rádio Antena 1.