Telefisioterapia

A Telefisioterapia consiste na utilização de meios digitais de comunicação para a realização de intervenção em Fisioterapia de forma remota, seja de modo exclusivo ou como complemento à intervenção presencial.

O/a Fisioterapeuta tem à sua disposição estratégias de intervenção que lhe permitem conduzir este tipo de intervenção de forma segura, com recurso a instrumentos validados e estratégias de intervenção eficazes, nomeadamente ao nível da avaliação, educação relativamente à condição específica de cada paciente, metodologias cognitivo-comportamentais de alteração de comportamentos relacionados com a dor, prescrição de exercício terapêutico e aconselhamento acerca de atividade física.

No entanto, este tipo de prestação de cuidados poderá não ser apropriado em utentes com necessidade de cuidados complexos, em utentes cuja informação clínica não está disponível, quando um exame físico detalhado é necessário ou quando a capacidade para fornecer o consentimento informado está limitada.

Nesse sentido, a Associação Canadiana de Fisioterapia recomenda que a decisão de oferecer este tipo de serviço seja informada e ponderada e propõe que os fisioterapeutas se questionem sobre os seguintes pontos:

  1. A intervenção à distância é apropriada para este utente?
  2. Tenho o treino e competências necessárias para providenciar serviços de fisioterapia remotos aos meus utentes?
  3. Estou a fornecer serviços de fisioterapia remotos informados pela evidência?
  4. O utente tem a tecnologia necessária para este tipo de intervenção?
  5. O utente necessita de suporte técnico, ou no domicílio, para facilitar a sessão?
  6. Qual é o objetivo geral para a avaliação/intervenção remota? Educação? Avaliação? Tratamento?
  7. Que plataforma permitirá que ofereça a mesma qualidade do que a abordagem presencial?
  8. O contexto do utente proporciona um ambiente seguro, protegido e confidencial?
  9. O meu ambiente é apropriado para este modelo de intervenção (Internet de alta velocidade, configuração confidencial, consentimento e plataforma compatível com requisitos legais, etc.)?
  10. Estou a seguir todas as normativas das estruturas que regulam a intervenção?
Entrar na Área Reservada
Acesso à Área Reservada

Por favor indique o seu número de Associado e o seu NIF.