Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos

Fisioterapia em Cuidados Continuados:

• Enquadra-se no sistema organizacional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI);
  • Destina-se a pessoas em situação de dependência temporária ou permanente;
  • Com competências e objectivos terapêuticos directamente relacionados com tipologia da RNCCI na qual o fisioterapeuta intervém;
  • De um modo geral
    • promove a funcionalidade, prevenindo, reduzindo e adiando as incapacidades;
    • promove a integridade e a função dos sistemas corporais, essenciais ao movimento e o controlo dos sintomas associados;
    • maximiza a capacidade na realização das actividades e o desempenho na participação social;
    • dá ênfase à qualidade de vida em indivíduos ou grupos de indivíduos com alterações do comportamento, do movimento ou perturbações da sua funcionalidade;
    • contribui para o objectivo de diminuir a readmissões hospitalares e/ou institucionalização precoce.

A Fisioterapia em Cuidados Paliativos:

• Utiliza uma abordagem baseada em todas as áreas do saber da Fisioterapia;
  • Destina-se a pessoas com doenças que ameacem a sua vida e/ou não respondam a uma intervenção curativa;
  • Observa a funcionalidade como uma componente major da dignidade humana;
  • Tem como principal objectivo prevenir e compensar o declínio da funcionalidade, optimizando a mobilidade, a função e a qualidade de vida
  • Procura atingir os seus objectivos através da prevenção e alívio de sintomas chave e do ensino e treino de competências significativas para o doente, cuidadores e equipa.

Em Cuidados Paliativos, o fisioterapeuta, inserido numa equipa transdisciplinar, poderá intervir em qualquer fase e ambiente, oferecendo a possibilidade de uma vida tão activa quanto possível.

Entrar na Área Reservada
Acesso à Área Reservada

Por favor indique o seu número de Associado e o seu NIF.