60 anos de História da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

12 Novembro, 2020

Dia Nacional da Fisioterapia: 12 de Novembro

A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFisio) celebra hoje os seus 60 anos de existência e de trabalho na defesa e promoção da Fisioterapia, em Portugal e no Mundo.
Uma associação criada 3 anos após a formação das primeiras fisioterapeutas no país e que passados 3 anos já fazia parte da, na altura denominada, World Confederation for Physical Therapy, demonstra bem o caráter pró-ativo da profissão.
Uma palavra de agradecimento a todos os colegas que ao longo dos anos estiveram ligados à APFisio, no CDN, nos Grupos de Interesse e nos Grupos de Trabalho da Associação, assim como aos fisioterapeutas que diariamente defendem e promovem a Fisioterapia com o seu trabalho de excelência, demonstrando a sua importância para a saúde dos portugueses.
Parabéns à Fisioterapia em Portugal!

Neste dia, a APFisio disponibiliza dois documentos importantes para a prática dos fisioterapeutas:

Tradução do Relatório da WCPT/INPTRA sobre Prática Digital de Fisioterapia: No contexto atual, o recurso a meios digitais de intervenção revelou-se essencial na prestação de cuidados de Fisioterapia.

Documento “Avaliação da Aptidão Física e Prescrição de Exercício Físico por Fisioterapeutas“: Este documento, em linha com as recomendações internacionais, reforça a posição da Fisioterapia nesta matéria, identificando o exercício como uma das principais formas de intervenção clínica dos fisioterapeutas, e detalha o conjunto de conhecimentos, aptidões e atitudes essenciais para a avaliação do movimento e aptidão física e prescrição de atividade e exercício físico pelo fisioterapeuta em diferentes populações e condições clínicas.

A Fisioterapia foi também nótícia no Jornal Económico e Atlas da Saúde (onde foi publicada a press-release na integra) num alerta da APFisio, defeendendo que é vital dar prioridade à continuidade da prestação dos cuidados de Fisioterapia nesta fase da pandemia, sem secundarizar ou desvalorizar a sua importância.

Foi também noticado por diversas fontes que mais de 40% dos fisioterapeutas, que participaram num estudo da Faculdade de Medicina do Porto, estão em situação de exaustão física e fadiga psicológica devido à pandemia. Podem ouvir aqui as declarações de Cristina Jácome, Presidente do GIFCR e investigadora responsável pelo estudo.

Continuaremos a trabalhar em prol da Fisioterapiae  dos fisioterapeutas!

Entrar na Área Reservada
Acesso à Área Reservada

Por favor indique o seu número de Associado e o seu NIF.